REDEGOTS

Rede de Gestores e Organizações do Terceiro Setor

Guia para gestores lidarem com os resíduos sólidos nas empresas

Faça o download do material:

O Instituto Ethos e a Rede Nossa São Paulo, no âmbito do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos, lançaram, em 29 de agosto de 2012, a publicação Política Nacional de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades para as Empresas, durante o seminário “Resíduos Sólidos e a Cidade: Boas Práticas e Desafios”, realizado na sede da Fecomércio, em São Paulo (SP).

O evento teve por finalidade apresentar as boas práticas que empresas e governos já realizam, bem como discutir os desafios que ainda precisam ser enfrentados pela gestão pública e pela iniciativa privada para efetivar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A publicação busca contribuir para ampliar o diálogo com as empresas sobre a implantação da PNRS e incentivar novas reflexões acerca do tema. Em suas 70 páginas, apresenta um panorama da legislação referente à PNRS e procura traçar um resumo histórico que ajuda a compreender como chegamos a essa política e quais são suas implicações. Também são apresentados casos práticos para mostrar que já existem empresas trabalhando de forma inovadora e responsável com a gestão de resíduos sólidos. O objetivo desse trabalho é ajudar as empresas, intstituições do Terceiro Setor e órgãos públicos a refletir sobre a questão dos resíduos sólidos e inspirá-las na hora de atender às exigências da PNRS, sobretudo no que se refere a logística reversa.

No capítulo 1, tem-se o panorama histórico da legislação sobre resíduos sólidos, com uma visão das discussões ambientais no mundo, as legislações pioneiras em gestão de resíduos, a saga da PNRS e outros dispositivos legais federais relacionados a resíduos sólidos.

Mais à frente, encontram-se os resultados da consulta a empresas sobre práticas de gerenciamento de resíduos sólidos que o Instituto Ethos, por meio do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos do Fórum de Apoio à Cidade de São Paulo, realizou com seus associados e com um grupo de empresas convidadas. Além do perfil das empresas participantes, são apresentados os principais resultados do levantamento nas questões relacionadas a gerenciamento de resíduos sólidos, resíduos e rejeitos do processo produtivo, acordos setoriais e logística reversa.

Para ilustrar ações que já estão sendo feitas relacionadas ao gerenciamento de resíduos sólidos e em favor da PNRS, a publicação apresenta as iniciativas de sucesso de algumas empresas, bem como os resultados obtidos que poderão servir de referência e inspiração para as empresas interessadas em iniciar programas semelhantes.

A publicação prossegue falando sobre responsabilidade social empresarial, sustentabilidade e sua relação com a PNRS, e discute quais serão os próximos passos e desafios. São listadas as diretrizes do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), lançado pelo Ministério do Meio Ambiente, o qual prevê ações a serem realizadas pelo governo, pelo setor produtivo e pela sociedade nos próximos dez anos. O trabalho se encerra com conclusões e recomendações para a implantação da PNRS, em especial da logística reversa, e quais os próximos passos e desafios das empresas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: