REDEGOTS

Rede de Gestores e Organizações do Terceiro Setor

Com a presença de Domingos Armani, Espírito Santo reuniu importantes instituições do Setor Social

Domingos Armani abordou o tema “Rede: uma estratégia de mobilização”.

Criado em julho de 2011, o grupo Terceiro Setor Conectado reuniu, no último dia 30 de outubro, mais de 30 organizações sociais da Grande Vitória. O grupo realizou o 1º Enconectar – Encontro Anual do Terceiro Setor Conectado. Cerca de 150 membros de entidades compareceram ao Centro de Educação Ambiental da ArcelorMittal Tubarão em busca de escutar especialistas, trocar experiências e promover a integração com outras organizações capixabas.

O evento incluiu palestras e conversas com especialistas, apresentações culturais e exibição de vídeos. O principal convidado foi o gaúcho Domingos Armani, um dos maiores especialistas no Terceiro Setor no Brasil. A palestra de Armani buscou ressaltar a importância das redes como estratégia de mobilização. Ele afirmou que a rede é um princípio organizativo que também pode ser usado para olhar a sociedade e compreender as suas conexões e relações. “Com a ideia de formar uma rede você está ampliando a capacidade da sociedade de enfrentar os problemas. Aqui temos uma rede que envolve fundamentalmente organizações sociais e ONGs mas também articula o poder público e integra empresas. Então, quando ela vai envolvendo diferentes atores ela amplia sua capacidade de enfrentar problemas complexos. E os problemas sociais são muito complexos. A rede é o tipo de organização mais apta pra enfrentar problemas complexos no mundo contemporâneo.”

Um dos representantes de entidades, Joel Rodigues Pacheco, destaca que nem todas as organizações do terceiro setor são bem estruturadas e conseguem cumprir os complexos requisitos legais. Por isso, ele acredita que a troca de experiências e e as atividades de foração permitam que as organizações se autoajudem e desenvolvam em conjunto, que é o objetivo final do projeto. “Esse primeiro encontro é muito importante e supera as nossas expectativas, pois estão presentes algumas organizações que não estão inseridas no grupo e que esperamos que venham somar conosco”, afirma o representante da Obra Social Nossa Senhora das Graças.

A organização registrou a presença de entidades ainda não participantes do grupo, inclusive de outras cidades como, Aracruz, Domingos Martins, Linhares e São Mateus, reforçando o interesse das organizações em intercambiar experiências. “A importância do evento é porque é um espaço em que várias organizações estão se unindo e, assim, podem entender a relevância de trabalharem juntos para enriquecer seus projetos e gerar outras atividades que possam potencializar seus trabalhos”, conclui Karyne Fontes Barros, integrante da Comissão Organizadora do 1º Enconectar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: