REDEGOTS

Rede de Gestores e Organizações do Terceiro Setor

Estudo analisa a relação entre Imprensa e Organizações da Sociedade Civil. Baixe gratuitamente:

capalivroA ANDI – Comunicação e Direitos, em parceria com a Plataforma por um Novo Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil (OSC), lançou uma publicação que olha para as relações entre a imprensa e o campo social no Brasil. A pesquisa “Análise de Mídia – A imprensa brasileira e as organizações da sociedade civil” revela as tendências da cobertura noticiosa no país, apontando acertos e desafios a serem discutidos e enfrentados, especialmente entre profissionais da mídia e das OSCs. A inciativa nasceu após sistematização de reflexões que pautaram o seminário Imprensa e Organizações da Sociedade Civil, realizado entre 13 e 14 de março de 2014, em Brasília. O evento reuniu jornalistas dos principais meios de comunicação do país e lideranças sociais, representando entidades da sociedade civil, organismos internacionais, academia, setor empresarial e governo. Além desses registros, foram incorporados dados de pesquisas sobre a atuação das organizações participantes do encontro e trechos de entrevistas com lideranças sociais. Também compõe a publicação um conjunto de insumos, resultado de um universo de análise que compreendeu 4 revistas e 40 jornais, monitorados por um período de seis anos (janeiro de 2007 a dezembro de 2012). De acordo com a publicação hoje vivemos “um modo de operação que não vem favorecendo o desenvolvimento das OSCs – e que, portanto, precisa ser superado, a partir da ação não só dos comunicadores, mas de suas fontes de informação, uma vez que as narrativas dos meios de comunicação de massa (portanto, as perspectivas positivas e negativas nelas identificadas) são construídas na interação entre esses dois grupos de atores sociais.” Nesse sentido, a ANDI – Comunicação e Direitos e seus parceiros oferecem mais uma importante contribuição à imprensa brasileira e ao campo social. A pesquisa aborda como anda a cobertura jornalística na atualidade e quais são os possíveis caminhos para a melhoria da comunicação mediática no nosso país. “O estudo é um importante instrumento de mediação do diálogo entre esse setor e a imprensa, que precisa avançar, pelo bem da sociedade brasileira”, avalia Suzana Varjão, editora da publicação. Para baixar, gratuitamente a versão em PDF, na Biblioteca do REDEGOTS, acesse o link abaixo: Analise-de-midia_OSCs

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