REDEGOTS

Rede de Gestores e Organizações do Terceiro Setor

Feira Favela Criativa premiará empreendedores culturais

Favela-CriativaApós uma seleção dentre centenas de inscritas, mais de 50 iniciativas culturais de comunidades populares do Rio de Janeiro participam da 1ª Feira Favela Criativa, que acontece de 27 a 29 de janeiro, na sede do Rio Criativo, na Praça Onze. A programação inclui palestras, maratonas de consultorias com o Sebrae e pitchings com patrocinadores, quando cada empreendedor terá até oito minutos para apresentar seu projeto. No final, cada um dos 40 selecionados receberá R$ 50.000,00 da Light, através da Lei Estadual de incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, para alavancar sua iniciativa, além de obter o selo Favela Criativa, uma chancela institucional a partir do qual o empreendimento passa contar com o apoio técnico e operacional para o seu desenvolvimento.

A Feira Favela Criativa faz parte do Programa Favela Criativa, resultado da parceria entre o poder público e a iniciativa privada, contando com recursos de R$ 14 milhões, provenientes da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Light, do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, do Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID e do MinC. O Programa é formado por um conjunto de projetos que oferece a jovens agentes culturais formação artística e especialização em gestão cultural e estabelece canais de diálogo entre estes jovens, possíveis parceiros e patrocinadores potenciais.

O objetivo principal da Feira é oferecer recursos e capacitação para jovens empreendedores culturais. Ela engloba iniciativas nas mais diversas áreas criativas, como moda, música, mídia comunitária, literatura, artes cênicas, audiovisual, pensamento e memória, turismo e gestão cultural.

“Com a Feira, damos início a uma série de eventos que reunirão jovens empreendedores e empresas interessadas em patrocinar projetos de favelas e demais territórios populares do estado. O agente cultural da favela sabe como é difícil montar um projeto e obter recursos para realizá-lo e sabe das dificuldades de se chegar a um patrocinador. A Feira Favela Criativa vai ser fundamental nessa interlocução”, explica Eva DorisRosental, Secretária de Estado de Cultura.

“A Feira Favela Criativa é o auge de uma estratégia de criar novas oportunidades para jovens cariocas, especialmente aqueles que moram em comunidades. O evento é um marco de um novo modelo de investimentos e fomento alinhados entre poder público, iniciativa privada, terceiro setor, academia e os cidadãos”, afirma o gerente do Instituto Light , Paulo Bicalho.

As bancas dos pitchings serão compostas por representantes da Light, do Instituto Pereira Passos, das Secretarias de Estado de Cultura e de Esporte Lazer e Juventude. As apresentações são abertas ao público, o que oferece a oportunidade de visibilidade do projeto para outros possíveis parceiros. O evento também conta com apoiadores como AgeRio e Sebrae.

“A Feira Favela Criativa visa incentivar a participação da juventude em atividades e manifestações culturais. Isso vai ao encontro dos objetivos do Caminho Melhor Jovem, que são além da inclusão social, a inclusão produtiva através da cultura, diz Alexon Fernandes, Coordenador do Caminho Melhor Jovem da Secretaria de Esporte Lazer e Juventude.

A Feira terá, ainda, atividades abertas para todo o público, com palestras, oficinas e shows de funk, charme e samba ao final de cada dia. Na terça, dia 27, a diretora de conteúdo do Instituto de desenvolvimento e gestão Marta Porto e o rapper Marcelo DuGhettu falam sobre Economia Criativa. Na quarta, dia 28, o papo é sobre Formação Artística com o produtor cultural Júnior Perim e Guti Fraga, fundador da companhia teatral Nós do Morro e presidente da Funarte. Na quinta, a Superintendente da Lei de Incentivo da Secretaria de Estado e Cultura Tatiana Richard e o gerente do Instituto Light Paulo Bicalho falam sobre fomento. As festas serão comandadas pelos DJs MAM e Batutinha, produtor musical que assinou produções de Naldo, Anitta e Valesca, na terça; roda de samba com Vitor Art, atual mestre de Bateria da Mangueira, na quarta; e o famoso Baile Charme de música black, na quinta, com os tradicionais charmeiros de Madureira.

A pré-seleção dos empreendedores incluiu projetos que já estão em andamento e novas iniciativas e foi feita pela SEC em parceria com o Rio + Social, do Instituto Pereira Passos (IPP).

“A Feira Favela Criativa ocorre num momento importante quando o Instituto Pereira Passos apresenta à população do Rio sua proposta participativa: o Pacto do Rio. Neste sentido, o evento é uma grande plataforma com capacidade de potencializar as ações e os atores atuantes nas favelas pacificadas e que constituem o público alvo do IPP e do Rio+Social”, avalia Pedro Veiga, coordenador do Rio+Social.

O Rio+Social é um programa multidisciplinar coordenado pelo Instituto Pereira Passos (IPP) em parceria com o ONU-Habitat – o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, para promover a melhora na qualidade de vida de populações que moram em territórios pacificados.

 

Serviço:
Data: 27, 28 e 29 de janeiro (de terça a quinta-feira)
Horário: de 10h às 22h
Local: Rio Criativo – Rua Frederico Silva, 86, bloco B (Liceu de Artes e Ofícios) – Praça Onze, Rio de Janeiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: