REDEGOTS

Rede de Gestores e Organizações do Terceiro Setor

Escola Aberta do Terceiro Setor amplia grade de cursos on-line e gratuitos

O objetivo da fundação é capacitar profissionais e voluntários, com programas gratuitos e on-line, para fortalecer o desenvolvimento das instituições que trabalham por uma sociedade mais igualitária.

logotipoHá dois anos, durante um congresso de fundações, uma conversa entre o curador de fundações de São Paulo, Airton Grazzioli, e a secretária de Justiça do Estado de São Paulo, Eloisa de Sousa Arruda, trouxe à tona uma ideia hoje concretizada e a pleno vapor: a  Escola Aberta do Terceiro Setor.

Na época, era patente a dificuldade de relacionamento entre Estado e instituições do terceiro setor, causada pela falta de conhecimento dos profissionais destas entidades em relação a práticas de gestão, de apresentação de projetos e de captação financeira. Essa falta de profissionalismo acabava prejudicando o repasse de verbas públicas para o terceiro setor.

Depois de muita reflexão, Grazzioli propôs a um grupo de parceiros a criação de uma escola sem fins lucrativos para dar capacitação ao setor nessas áreas. “Esse diálogo ocorreu em novembro de 2011. Um ano depois, surgiu a pergunta: ‘Vamos colocar a ideia em prática?’, conta Vasco Maroni Filho, superintendente administrativo da escola. Entre o parceiros que abraçaram a proposta, estão o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social Privado (Idis), O Conselho Federal de Contabilidade, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP), a Fundação Zerrener e a Legião da Boa Vontade (LBV). Cada um deles oferecendo o que faz de melhor: as aulas de contabilidade para terceiro setor são dadas por professores indicados pelo CRC-SP, os programas são gravados na LBV, que cede a estrutura para que o professor possa gravar a aula, e os docentes de gestão do Terceiro Setor foram trazidos pelo Idis.

Apesar de não ter a obrigatoriedade do cumprimento de certas regras do Ministério da Educação, como as exigidas no ensino superior formal, a Escola Aberta preocupou-se em seguir padrões adequados ao público variado que atende. Aulas, atividades, apostilas, bibliografia, avaliação, tudo foi planejado e é oferecido como no modelo acadêmico que utiliza a plataforma EAD para ministrar as aulas.

Novos cursos para 2014
A Escola Aberta desde janeiro de 2013 é uma fundação e já tem um portfólio robusto de programas. O curso de Agente do Terceiro Setor, oferecido desde o começo das atividades, ganhou um formato avançado para aqueles que já concluíram o nível básico. Para o ano que vem, serão oferecidos dois novos cursos: Captação de Recursos e Elaboração de Projetos e Marketing para o Terceiro Setor. As inscrições para as turmas de 2014 vão até o próximo dia 30 de novembro.

Entretanto, a procura foi tamanha, que as vagas para os programas mais curtos, de captação e marketing, foram rapidamente preenchidas. “Dois cursos já lotaram, o de captação teve 500 alunos além da expectativa e o de marketing 300. Fomos obrigados a fechar por conta do limite da capacidade do sistema. Somente o curso de Agente do Terceiro Setor ainda está com as inscrições abertas. As aulas começam no dia 1º de fevereiro”, informa Vasco.

A boa notícia é que os cursos com vagas esgotadas são de curta duração, o que permite a oferta de duas turmas por semestre. Nos meses de março e abril as inscrições serão abertas novamente.

O sistema de aulas é semanal, o aluno baixa a apostila e recebe depois uma avaliação para verificação de acompanhamento. Depois de monitorar o próprio rendimento, ele pode fazer uma autoavaliação e ir construindo seu conhecimento com base na sequência planejada de aulas. “Passamos para os alunos noções de planejamento, custos, liderança, entre outras. Basta ter internet para acessar o conteúdo. Nosso público é bem diversificado, porém as pesquisas nos mostraram que a maioria tem nível médio ou técnico e é para essas pessoas que o conteúdo é preparado”, acrescenta o superintendente. “Estou satisfeito com a receptividade que tivemos, em pouco tempo já temos várias histórias de quanto estamos impactando positivamente a vida deles.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 20/12/2013 por em Em Pauta.
%d blogueiros gostam disto: